As pequenas e médias empresas, ainda desenvolvem a cultura do formar equipe para depois treinar.

Quantas vezes você pensou assim?  OU  Você já agiu desta forma?

A multiplicação da liderança dentro da empresa permite que a cultura e normas sejam fortemente respeitadas por todos os colaboradores. Essa tradição das empresas multinacionais estão chegando nas empresas de pequenos e médio porte após anos do nosso processo industrial, desde a década de 50.

E a oportunidade, é para todas as empresas, todos os segmentos, desde que o líder tenha a visão que a cultura da sua empresa é tão importante quanto o produto que vende. Não basta vender muito tem que vender bem. E como fazer isso?

Preparando e desenvolvendo pessoas. Lideres com essa visão sabem que investir em pessoas traz resultados muito mais sólidos para a empresa.

Com a queda de  profissional qualificados e  capacitado, os lideres caem no antagonismo de querer formar primeiro a sua equipe e depois iniciar o processo de treinamento e desenvolvimento. Ficando assim por anos… formando equipe!

Líderes visionários sabem que é importante treinar o seu capital intelectual para receber os membros que irão ser contratados para completar a equipe.

Qual vantagem a empresa tem em desenvolver a equipe incompleta?

1ª solidificar a cultura da empresa;

2ª preparar a equipe para transmitir esses valores quando outro membro chegar;

3ª os membros dessa equipe já praticam os comportamentos necessários e adequados conforme a cultura da empresa, e o novo membro deverá apenas seguir;

4ª o novo membro será cobrados pelos pares, ou parceiros conforme já as regras que estão vivenciando desde que entrou para equipe.

Quais são as desvantagem em não desenvolver apenas uma parte da equipe?

1ª Se não houver treinamento e desenvolvimento, a cultura da empresa, será exatamente essa;

2ª As pessoas vão passando pela empresa e cada um deixando uma herança, seja de valores ou comportamental;

3ª Os comportamentos minados serão espelhados, pelo novo membro não saber exatamente como proceder dentro da empresa. Ele vai seguir o que achar correto dentro dos seus critérios de valores pessoais

4ª Poderá haver liderança múltiplas, causando uma série de desgastes profissionais e pessoais, prejudicando a alta perfomance da empresa.

Poderia elencar várias aqui, mas estas são os principais.

Quanto mais forte estiver a equipe dentro da sua cultura maior será a sua performance.  Mais vantagens a empresa terá em relação ao seu concorrente.

Colaboradores bem treinados com objetivos e metas claras, integra o novo membro com mais consciência e  isso irá acontecer naturalmente. Este colaborador irá passar pelo processo de conhecimento da cultura da empresa e treinamento técnico com mais leveza, pois a empresa já pratica comportamentos espelhados.

A manutenção de treinamentos de desenvolvimento de equipe é suma importância para manter a cultura e valores da empresa, a cada processo de mudança, seja ela econômica ou mercadológica.

Por: Arlete Brito, Diretora da Up Minds Treinamentos. Consultora de Marketing, Professional Coach e Practitioner PNL e Palestrante.

Ainda não há nenhum comentário

Dê um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *